sábado, 30 de abril de 2016

Lúcia Pimentel Góes - "Poema de Contagem e Enigmas Populares"



Olá! Vamos falar hoje da autora Lúcia Pimentel Góes.


Lúcia Pimentel Góes nasceu em 1934, em Amparo (SP). Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mudou a área de atuação após escrever a ópera Poranduba.
Atualmente professora da USP, sua carreira literária foi homenageada no livro Tecendo Literatura: Entre vozes e olhares, organizado por Nelly Novaes Coelho, Maria Zilda da Cunha e Maria Auxiliadora Fontana Baseio, pela Editora Universidade de São Paulo.


Góes cunhou uma nova maneira de ver e apreender o livro infantil e juvenil contemporâneo como o olhar de descoberta”. (RAMOS)
 Deixo com vocês o trailer book da obra: 


 Além de livros infantojuvenis, como o Poema de Contagem e Enigmas Populares, que apresenta “alegres poemas que brincam com os números e [o leitor] será levado a decifrar os divertidos enigmas sobre coisas do cotidiano” (TRAVESSA), o A girafa e o mede-palmo ou A maior boca do mundo, Lúcia Pimentel Góes também se dedicou a escrever obras que abordam a literatura infantojuvenil, como o Introdução à leitura para crianças e jovens, em que “partindo da indagação sobre a existência ou não de uma Literatura voltada às crianças e aos jovens, Góes desfia uma série de conceitos e definições que envolvem a questão, citando vários teóricos da área, não deixando, porém, de se posicionar como pesquisadora que é do assunto”. (AMIGOS DO LIVRO).







Espero que tenham gostado, até semana que vem!

BIBLIOGRAFIA:
- AMIGOS DO LIVROS, Introdução à Literatura para crianças e jovens – Lúcia Pimentel Góes, em http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=7538;
- CURRÍCULOS DO SISTEMA DE CURRÍCULOS LATTES, Maria Lúcia Pimentel Góes, em https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattesMostrar?codpub=07A0AED5BFE0#Dadospessoais;
- LIVRO-REVISÃO, Tecendo Literatura: entre vozes e olhares, em http://200.144.182.130/estudoscomp/images/TecendoLiteratura-Livro.pdf;
- PROJETOS DA E. E. PROFA. ÁUREA MOREIRA DA COSTA – INDAIATUBA, Lúcia Pimentel Góes – 4ªF, em http://eeaurea.blogspot.com.br/2009/10/lucia-pimentel-goes-4-f.html;
- RAMOS, Issac, Literarte: Resenha, Tecendo Literatura: entre vozes e olhares, nº3, 2014, em http://200.144.182.130/estudoscomp/images/TecendoLiteratura-Livro.pdf;

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Elias José - "Caixa Mágica de Surpresa"



Olá! O autor de hoje é o Elias José:


Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata (MG), em 1936. É um escritor e professor brasileiro, começou sua carreira na área literária, em 1968, ao ficar em segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora.
Em 1974, Elias ganhou o Prêmio Jabuti por seu livro Contos
O autor só passou a escrever para o público infantojuvenil em 1976, incentivado por sua esposa a escrever para sua filha, Iara.
Faleceu em 2008, aos 72 anos.
O poema que destacaremos hoje é o Caixa Mágica de Surpresa, que fala sobre a magia do livro. 

PAULUS Editora, 1997.
 Caixa Mágica de Surpresa
 Um livro
é uma beleza,
é caixa mágica
só de surpresa.

Um livro
parece mudo,
Mas nele a gente
descobre tudo.

Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe.

Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.

Um livro é uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.

É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata do mar,
um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.


Segundo a enciclopédia Itaú Cultural, “Na poesia para crianças, [Elias José] valoriza a temática do cotidiano e o aspecto material das palavras buscando efeitos de sonoridades e trocadilhos. Nesse sentido, retoma procedimentos da cultura oral e popular, em poemas que não se propõem a 'ensinar' conteúdos morais, mas aprender a brincar com as palavras extraindo delas novos significados.”
Deixo com vocês um vídeo do autor, em uma feira de artesanato:




Até o próximo!

BIBLIOGRAFIA
- ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL, Elias José, em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3924/elias-jose;
- ESCRITO E FALADO, Caixa Mágica de Surpresa, em http://dicasdeportugues.com/caixa-magica-de-surpresa/;
- PROJETO ELIAS JOSÉ, Biografia de Elias José, em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3924/elias-jose;

segunda-feira, 25 de abril de 2016

José Paulo Paes - "Paraíso"



Olá! Vamos falar hoje do autor José Paulo Paes.


José Paulo Paes nasceu em Taquaritinga (SP), em 1926, e foi um poeta, ensaísta, tradutor e jornalista. Mudou-se para Curitiba em 1944 para cursar a faculdade, onde conviveu com artistas da época.
Trabalhou no ramo farmacêutico até retornar a São Paulo, em 1949, quando tornou-se editor na Editora Cultrix. José Paulo Paes passou a escrever para o público infantojuvenil apenas em 1984.
Faleceu aos 72 anos, em 1998.
O poema que vamos ver hoje é o Paraíso, que pertence ao livro Poemas para Brincar, “poemas que falam da curiosidade infantil” (CAMPANÉR).

Editora Ática, 2008

PARAÍSO

Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar gente,
mas para criança brincar.

Se esta rua fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças.


O poema, que lembra muito a cantiga “Se essa rua fosse minha”, foi tema de um projeto Multidade da escola Lua Nova, em Salvador: http://escolaluanova.com.br/acontece-na-lua-nova/190-multidade-se-esta-rua-fosse-minha.html
Vou ficando por aqui. Até o próximo!

BIBLIOGRAFIA:
- CAMPANÉR, Laura, Brincando com as palavras, Revista Interativa Borage, UOL, em http://www2.uol.com.br/borage/rbi56/brgr56_liricas.htm;
- ESCOLA LUA NOVA, Se essa rua fosse minha..., Acontece no Lua Nova, em http://escolaluanova.com.br/acontece-na-lua-nova/190-multidade-se-esta-rua-fosse-minha.html;
- REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, Paraíso, em http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=501.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Marilda Castanha - "Pindorama: Terras das Palmeiras"



Olá! Como foram de feriado?
Vamos falar hoje da autora e ilustradora Marilda Castanha.
Ela nasceu em Belo Horizonte, em 1964. Ganhou em 2000 diversos prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti por seu livro Pindorama: Terra das Palmeiras.

Cosac Naify - 2008

“Neste livro, a autora e ilustradora Marilda Castanha se aventura pelo passado de nosso país e nos leva aos primórdios da História - ao Brasil antes do 'descobrimento'. Em Pindorama, nem todas as tribos viviam da mesma maneira. Marilda ressaltou as diferenças entre Kayapós, Xavantes, Pataxós, Tupinambás e outras etnias indígenas. Para compor as ricas ilustrações, ela pesquisou a iconografia e os registros feitos pelos naturalistas e, sobretudo, pelos próprios índios, nas paredes das grutas, nas pinturas corporais, nos adornos etc. Inspiradas em elementos da natureza, o trabalho resultou em imagens vivas e coloridas, com traços rústicos e pinceladas densas, bem próximo ao que conhecemos da arte indígena.” (LIVRARIA CULTURA)
Marilda estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que levou ao seu envolvimento com a literatura infantil:
“Eu fiz faculdade de Belas Artes e descobri que eu podia desenhar livros, fui tendo essa vontade e contar histórias veio depois. De tanto desenhar, eu via que os desenhos têm narrativa, aí foi um pulo. Eu também sempre gostei de desenhos de criança, de literatura infantil.” (JORNAL DA HORA)
Sobre as referências que marcaram o seu trabalho, Marilda destaca “Um tio leitor e meu pai, grande contador de histórias + Paul Klee, Miró, Volpi... E, principalmente, a liberdade dos desenhos de crianças, das máscaras e esculturas africanas, da arte de diferentes grupos indígenas brasileiros e de diferentes manifestações da cultura popular.” (REVISTA EMÍLIA)
Deixo um vídeo da Marilda Castanha falando sobre sua infância e contato com a literatura:


Para aqueles que quiserem ver mais ilustrações dela, aconselho acompanhar o blog da Marilda, no qual ela posta diversos trabalhos: http://marildacastanhailustradora.blogspot.com.br/
Até semana que vem!

BIBLIOGRAFIA:
- JORNAL DA HORA, Espaço Arterial, n. 38, 2011. Em: http://www.espacoarterial.org.br/temp/jornaldahora38_2011web.pdf
- LIVRARIA CULTURA, Pindorama: Terra das Palmeiras, em http://www.livrariacultura.com.br/p/pindorama-terra-das-palmeiras-2370540
- MARILDA CASTANHA, blog oficial, em http://marildacastanhailustradora.blogspot.com.br/
- REVISTA EMÍLIA, Marilda Castanha, em http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=54