quarta-feira, 13 de abril de 2016

Bartolomeu Campos de Queirós - "Cavaleiros das Sete Luas"



Boa tarde!
Hoje vamos falar do poeta mineiro Bartolomeu Campos de Queirós.


Bartolomeu nasceu em 1944, no interior de Minas Gerais, onde passou a infância, até mudar-se para Belo Horizonte. Publicou seu primeiro livro, O peixe e o pássaro, em 1974. Seus livros foram traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês.
Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Jabuti. Participou de projetos literários brasileiros como o ProLer e participou da vida política do Brasil como assessor especial da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.
Faleceu em 2012, em decorrência de problemas de saúde.
Deixo com vocês uma entrevista do poeta em que ele fala um pouco de sua vida e infância.


Assim como outros autores que falamos anteriormente, destaco hoje uma obra ao invés de um único poema do autor. No caso, o livro em destaque é Cavaleiros das sete luas, publicado em 1985 e dividido em quatro partes.

Global Editora -2004

Cavaleiros das sete luas possui um enredo intrincado, obtido pelo aproveitamento de inúmeras lendas da mitológica Greco-latina no qual se estabelece clima de mistério e de segredo, com cavalos alados, caravelas vagando pelos céus, espadas emitindo raios de luz no espaço. Situado no tempo medieval, damas, cavalheiros, castelos iluminados, amor e desejo, deusas e guerras constroem um novo significado para o mistério presente no poema.” (FRANCISCO et. SALES)
O poema joga com a fantasia e a metáfora, criando um enredo envolvente.
Segundo críticos, “O principal recurso de sua [de Bartolomeu Campos de Queirós] poesia ou prosa poética é a metáfora, usada para dar forma aos sentimentos despertados pela descoberta progressiva da realidade.” (ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL)
Espero que vocês tenham gostado e se interessado por essa obra do nosso autor de hoje.
Até o próximo!

BIBLIOGRAFIA:
- ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL, Bartolomeu Campos de Queirós, em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3915/bartolomeu-campos-de-queiros
-  GRANDES OBRAS DA LITERATURA, Bartolomeu Campos de Queirós, em http://grandesobrasdaliteratura.blogspot.com.br/2013/02/bartolomeu-campos-de-queiros.html
- FRANCISCO, Daniela Aparecida et. SALES, José Batista de, Poema Narrativo na Obra de Bartolomeu Campos Queirós. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Anais do SILEL. Vol. 2, N. 2. Uberlândia: EDUFU, 2011, em http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2011_1058.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário