quarta-feira, 4 de maio de 2016

Ângela Lago - "A Festa no Céu"



Boa tarde!
A autora de hoje é a Ângela Lago.


Ângela Maria Cardoso Lago nasceu em Belo Horizonte, em 1945, é autora e ilustradora infantil. Formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), viveu nos Estados Unidos, Venezuela e Reino Unido, voltando ao Brasil em 1975, quando passa a se dedicar à literatura infantil.
Segue um vídeo no qual a autora fala sobre a relação com a literatura infantil:



Em 1980, lança dois livros: O Fio do Riso e Sangue de Barata. Lançou mais de 30 livros, incluindo os que trabalha apenas como ilustradora, dentre as obras de sua autoria, está o livro que falaremos hoje:  A Festa no Céu.


Apesar de falar da autora já estar nos planos do curso, confesso que a escolha por falar especificamente deste livro foi totalmente pessoal.
Desde criança tenho o hábito (e o prazer) de ler, mas muitas das obras que li quando criança eu acabei por esquecer, mas A Festa no Céu é uma obra que me marcou e eu lembro da história até hoje.
A história é simples: Os animais alados dariam uma festa no céu, a Tartaruga queria participar e deu um jeito de se esconder no violão do Urubu para chegar lá. Na volta, o Urubu descobriu a Tartaruga e ela caiu no chão, quebrando seu casco. Os outros animais ajudaram a Tartaruga a reconstruir seu casco e é por isso que hoje ela tem a casca no formato que tem.
"Muitas de suas narrativas têm inspiração na cultura popular brasileira e, de forma lúdica e poética, com suas ilustrações carregadas de significados, a artista instaura um jogo metalinguístico em que subverte tempo e espaço, proporcionando múltiplos diálogos." (GUIMARÃES)


Ângela Lago possui um canal interativo muito interessante. Aconselho aos leitores entrarem e brincarem com historinhas como “Chapeuzinho Vermelho”: http://www.angela-lago.net.br/

É isso. Espero que tenham gostado (e talvez relembrado essa historinha tão legal, como gosto de infância) e até o próximo!

BIBLIOGRAFIA:
- LAGO, Ângela, site oficial, em http://www.angela-lago.net.br/;
- ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL, Ângela Lago, em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6168/angela-lago;

Nenhum comentário:

Postar um comentário