domingo, 22 de maio de 2016

Luís Camargo - "Maneco Caneco Chapéu de Funil"



Olá!
Hoje teremos nosso último autor: Luís Camargo.


Luís Camargo é um ilustrador e autor infantil brasileiro, nasceu em São Paulo, em 1954.
Formado em Educação Artística pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e fez doutorado em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Trabalhou com teatro infantil antes de começar a escrever para este público. No final dos anos 1970 dedicou-se à educação especial e em 1982 começa a realizar pesquisas no âmbito da ilustração.
Seu livro, Maneco Caneco Chapéu de Funil, publicado em 1980, recebeu o selo Altamente Recomendável para a Criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).


E é dele que vamos falar hoje.
“[...] o personagem principal [...] é um boneco ‘construído' sim, de objetos do cotidiano, de coisas que não têm mais utilidade para o adulto, esquecidas nos cantos, em desuso como a infância, perdida na memória, mas que, ao serem retomadas de forma criativa e afetuosa, se revalorizam e adquirem vida. [...] Este amigo das crianças, o Maneco, nos recorda a curiosidade infantil – o desvendar dos segredos – onde armários fechados podem, com a química da imaginação, se transformar no inusitado, na arca do tesouro”. (CHIAVINI)


Além de ilustrar seus livros, Luís Camargo também é dedicou-se a estudar sobre o assunto, e publicou livros sobre o tema, como Ilustração do Livro Infantil.
Em um ensaio que ele escreveu para a Unicamp, sobre o assunto, A Relação entre Imagem e Texto na Ilustração de Poesia Infantil, ele afirma:
“A relação entre ilustração e texto pode ser denominada coerência intersemiótica, denominação essa que toma de empréstimo e amplia o conceito de coerência textual. Pode-se entender a coerência intersemiótica como a relação de coerência, quer dizer, de convergência ou não-contradição entre os significados denotativos e conotativos da ilustração e do texto. Como essa convergência só ocorre nos casos ideais, pode-se falar em três graus de coerência: a convergência, o desvio e a contradição. Avaliar, portanto, a coerência entre uma determinada ilustração e um determinado texto significa avaliar em que medida a ilustração converge para os significados do texto, deles se desvia ou os contradiz.”
Em uma entrevista para o Portal Cultura Infância, ele afirma: “é importante que a criança tenha contato com narrativas e poemas nas mais diversas formas: sob forma de canção, de peça teatral, de narração oral – com ou sem livro –, de filme, de desenho animado, programa de televisão, história em quadrinhos etc. Cada um desses meios pode revelar aspectos diferentes de uma mesma narrativa. Isso desenvolve a flexibilidade.”
Luís Camargo dedica sua carreira ao publico infantil e em aprimorar essa relação textual e imagética, para tornar o contato da criança com o mundo ainda melhor.
Espero que tenham gostado desse trabalho e tenha ajudado vocês a conhecer novos autores. E, apesar do fim do blog, gostaria de pedir que vocês não parassem de procurar novos autores, tanto infantojuvenis quanto outras. Há tantos autores surgindo todos os dias, que podem não ser famosos, mas que podem, como seus livros, mudar a nossa visão de mundo.
Boa busca!

BIBLIOGRAFIA:
- CAMARGO, Luís, A Relação entre Imagem e Texto na Ilustração de Poesia Infantil, em http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/poesiainfantilport.htm;
- SESC, Ratinho de Biblioteca: Encontro com o Escritor e Ilustrador Luís Camargo, em http://www.sescsp.org.br/programacao/36095_ENCONTRO+COM+O+ESCRITOR+E+ILUSTRADOR+LUIS+CAMARGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário