quarta-feira, 18 de maio de 2016

Ziraldo - "O Bichinho da Maçã"



Boa tarde!
Hoje vamos falar do, muito provavelmente, mais conhecido autor de nossa lista: Ziraldo.


Apesar de acreditar que ele dispensa apresentações, como de costume, teremos um breve biografia.
Ziraldo nasceu em 1932, em Caratinga (MG), e é um famoso cartunista, escritor e pintor brasileiro.
Uma de suas primeiras obras, que lhe lançou, foi a revista em quadrinhos A Turma do Pererê, nos anos 60. Durante a ditadura militar brasileira, lançou, juntamente com outros colegas, o jornal não-conformista O Pasquim.
“Fiz histórias em quadrinhos e criei a revista em quadrinhos Turma do Pererê, que era mensal e durou cinco anos (até ser extinta pela ditadura). Com essas experiências, percebi que poderia usar essa capacidade de escrever e de desenhar para fazer livros para crianças. Foi em 1969, então, que escrevi Flicts, meu primeiro livro para crianças. O livro teve o aval de Carlos Drummond de Andrade (na ocasião do lançamento, ele inclusive publicou uma crônica sobre a obra no jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro), foi muito bem recebido por adultos e crianças e fez muito sucesso.” (REVISTA CRESCER)
Lançou em 1980, o seu mais famoso personagem: O Menino Maluquinho.
“Dizem que a vida começa aos quarenta, mas achei que ela ia terminar por ali, quando os meus quarenta chegaram. E olha que esperei ainda que se passassem mais sete anos para ver nascer o livro que me transformou definitivamente num autor para crianças. O Menino Maluquinho mudou tudo para mim. Foi a partir dele que nasceu todos os outros livros meus [...].” (EDUCACIONAL)


Mas hoje não vou falar d'O Menino Maluquinho. Vou falar de outra obra dele, que você também deve ter lido durante a infância: O Bichinho da Maçã.


O livro foi editado em 1982 e conta a história de um bichinho de maçã que adorava contar histórias para os outros bichos. Este primeiro livro deu origem à coleção Bichim, que contém 12 livros.


O livro, que deve ter marcado a infância de várias crianças, tem um apelo à natureza e uma linguagem simples, que aproxima o leitor da obra.
“Já vi realmente muita gente interessante que, quando encontra o autor do livro da infância, se emociona, se comove. Percebo que quando um autor conquista uma geração, ele vive internamente no coração dessas pessoas.” (REVISTA CRESCER)
Até o próximo!

BIBLIOGRAFIA:
- EDUCACIONAL, Ziraldo, em http://www.educacional.com.br/ziraldo/;
- ZIRALDO, Site oficial, em http://www.ziraldo.com/home.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário